domingo, 26 de julho de 2009

Apresentação e Crítica


Oi galera!



Tomei coragem para postar XD.
Bom, não terei um assunto apenas em palta nesse blog, mas tentarei sempre trazer coisas interessantes para vcs ^^.


Bem, eu andei lendo uma carta no blog de alguns amigos e com a licensa de vcs eu irei post-a-lo aqui XD.

O que é Jornalismo? Eu juro que não sei a definição e não irei pesquisar por um simples motivo: se o fizer não serei verdadeiro!

Jornalismo, ao meu ver, é apurar um acontecimento e informá-lo de forma imparcial, porém não foi o que vi na reportagem do jornal hoje do dia 4 de julho.

A reportagem era clara: O que é RPG? E a Rede Globo mostra este jogo de uma forma ignorante da parte de jogadores, de uma pessoa que sabe menos ainda, uma avó que em um tom de policiamento e Super Egóica deixa claro que o jogo é tão perigoso e pecaminoso quanto, sexo, baladas ou drogas. E finalmente por parte da equipe de reportagem que pelo que vi nem se quer pesquisou o assunto, apenas chamou pessoas despreparadas para explicá-lo.

A Rede Globo cita exemplos deixando a entender que o jogo é violento e satânico, pois seleciona imagens do “Livro dos monstros” - jogo: Dungeons and Dragons RPG. Imagens estas de zumbis, mortos vivos, demônios e etc.

E em seguida diz que o jogo é de vampiros, mostrando uma jogada onde o mestre diz que eles estão em um cemitério, perfeito para implantar um bom preconceito, e devem atacar, o jogador resolver atirar no pé do alvo, não especifica se é algum monstro, apenas alguém.

Com uma rolagem de dados o jogador erra o tiro, e de forma estranha e relutante, gaguejando, o mestre relata que o jogador errou e irá acertar outra coisa ou alguém.
Agora pense: se você não sabe o que é RPG, nunca viu uma sessão, vai imaginar o que ao ver esta reportagem? No mínimo de que o jogo é violento, demoníaco e perigoso. Parabéns Rede globo, até eu fiquei com medo de jogar agora!!!

Importante destacar que esta reportagem foi ao ar, já que o julgamento do caso de uma garota morta por dois rapazes que supostamente estavam jogando RPG, será na mesma tarde em que foi exibida esta matéria.

Para colocar a cereja no final desta maravilha de reportagem, a rede Globo entrevista uma Psicóloga, aparentemente imparcial, reiterando que uma pessoa que possui algum distúrbio, o RPG pode agravar a situação levando a um delírio. Oras se qualquer pessoa tem algum tipo de distúrbio, muitas coisas podem agravar este quadro, e não só o RPG.

Agora vamos a nossa indignação, digo nossa uma vez que falo em nome de muitas pessoas que sabem o que é RPG.

Primeiro os Senhores e Senhoras jornalistas da Rede Globo de televisão, de forma parcial, mostra apenas cenas de demônios e monstros, claro o livro se chama “ O livro dos Monstros” muito bem escolhido se seu objetivo é assustar alguém, não?
Este livro existe para AUXILIAR o mestre ou narrador da historia a colocar as problemáticas no jogo. Agora pense: se você irá lutar CONTRA estes seres “terríveis” o que é você, o jogador? Para apoiá-los, os monstros, que não é!

Deixo claro que este jogo é de livre interpretação de papeis, os jogadores podem ser maus como podem ser bons, no entanto, em sua natureza, os jogadores são chamados de HERÓIS, portanto, lutam contra o que foi mostrado na reportagem, esta que entendi como discriminatória, preconceituosa e parcial.

Logo em seguida, de forma manipulatória, o mestre e os jogadores realizam uma jogada de ataque, no jogo de vampiros e dentro do cemitério. Todos os elementos negativos de um conhecimento popular, ou seja, a Dona de Casa que não sabe do que se trata o RPG, assiste uma reportagem desta que informa absolutamente nada de útil e verossímil sobre o seu propósito: (o que é RPG), uma reportagem depreciativa do jogo.
Fica claro que a Dona de Casa que assiste isso irá com certeza impedir seu filho(a) de jogar e até mesmo irá falar mal do jogo. Tudo pelo qual lutamos contra, a senhora Rede Globo estraga em uma reportagem de 2 minutos.

Por que a Globo não mostra personagem como, Anjos, Pegasus, Paladinos, Jedis, etc? imagens belas dos incríveis cenários, poderes divinos e tantas outras coisas maravilhosas inerentes AO JOGADOR!!!

Por que a cena mostrada não é uma cura divina de um clérigo salvando uma pessoa daqueles monstros mostrados?

Pra que vampiros e monstros medievais? E citar por exemplo: Star Wars e seus Jedis, os Elfos e suas cidades lindas no topo das árvores, mostrando perfeita sincronia com e natureza? Estes sim são os personagens inerentes aos jogadores na sua esmagadora maioria. Quem não quer ser um Jedi e usar a Força em nome da justiça e paz da Galáxia?

Quero deixa claro que existe muito mais do que foi mostrado naquela reportagem, vampiros e monstros fazem parte, mas não é a essência do jogo de RPG. Existem inúmeros jogos de livre interpretação de papéis, inclusive aqueles onde os jogadores podem ser ANJOS!!!

Também foi dito que o jogo possui apenas uma regra: Não pode nenhum tipo de contato físico. Até quando querem ajudar estragam!!

Há inúmeras regras, inclusive a principal de todas é a Regra de Ouro, que diz: Todas as regras podem ser quebradas para um bom desenrolar do jogo e diversão de todos.
Existe contato físico sim, uma modalidade de jogo, o Live Action, os jogadores vão fantasiados e interpretam seus personagens. Acredito que, o que a Globo tentou dizer é que não existe nenhum tipo de contato AGRESSIVO neste jogo. E isto muda muito o sentido da frase.

Existem estudos que comprovam que o RPG ajuda no desenvolvimento Sócio-Psico-Cultural da criança, estudos como o RPG pedagógico onde ele auxilia no desenvolvimento educacional do individuo, todos aprender melhor quando há interesse, por favor, pesquisem sobre o assunto e verão que a globo não disse NADA sobre ele.
Para encerrar faço parte de um grupo de RPG que organiza um encontro deste jogo, e outras atrações, na cidade de Pirassununga, interior de SP. Este evento é beneficente e conta com o apoio e parceria da secretaria da educação e de vereadores do município. Na ultima edição contamos com a presença de mais de 300 pessoas de várias cidades da região e doou mais de 300kg de alimentos a entidades carentes da cidade.

Desafio aqui qualquer pessoa e tirar uma palavra sequer negativa ou depreciativa deste evento e do RPG da boca de nossos apoiadores. Nosso público, os amantes de RPG e afins, são pessoas educadas, pois é necessário estudo para jogar, um livro básico de RPG tem em média mais de 300 paginas, são letrados, e a pior coisa que fazem é carregar uma mochila pesada nas costas. Nós os RPGistas sempre pesquisamos para termos uma boa historia, para obter cultura e informação.

Tenho certeza que apenas ouvirão palavras de elogio de nossa parte e dos jogadores de RPG, palavras de respeito, limpeza, segurança e atitude social. Tudo graças a este jogo. E você o que fez pela sua cidade?

Eu sou J.Simão Neto, Psicólogo Clínico, trabalho com crianças e adolescentes. Apoio o RPG como algo muito importante e saudável para qualquer pessoa de qualquer idade. Aprendam com o RPG também Rede Globo, pesquisem muito antes de colocar no ar uma reportagem.
_________________________________________________________________

Eu como RPGista, não forço ninguem a jogar comigo, mas acho injusto que nos julguem sem saber do que se trata. Como dito na carta nós lemos muito e estudamos muito cada parte de um roteiro para uma aventura ( digo isso em primeira mão pq tb sou Mestra/Narradora) , nos preocupamos com ambiente, som, personagens para interagir com os jogadores... Fazemos todo o trabalho que, digamos, um programador de jogos faz qdo monta seus games.

Como jogadora já fui Vilã e Heroi e nunca encostei a mao em ninguem na mesa de maneira agressiva de maneira alguma e sei q todos que jogam comigo nunca o fizeram tb, ou mesmo por ser vilã deixei de acreditar na minha religião ou cultuar o mal ( o como a religião do leitor assim o chamar).

Sinceramente, acho que algumas pessoas precisam achar outro bode expiatório. Nós, RPGistas, nao temos que aguentar essa discriminação. Escolhemos um esporte de inteligencia ( sim, pq se bola estratégias tanto quanto num jogo de xadrez) e não incomodamos ninguém.
Sim, ás vezes, existem pessoas que usam do RPG como desculpa para seus problemas... Já ouvi boatos de um cara que se achava o " vampiro matusalém" e mordia seus companheiros de mesa e coisas assim. Mas Assim como nao se culpa todos os entusiastas ou mesmo os jogadores de Futebol pela violencia de alguns, nao se deve por todos os RPGistas no meio da bagunça.

Os jjogos de RPG já vem com avisos para Maiores, exatamente pq espera-se que ele saiba a diferença do real e o imaginário.

No meu livro de RPG até cita o seguinte: " SE VOCÊ VENCE ALGUÉM NO BANCO IMOBILIÁRIO, VOCÊ NÃO VAI HIPOTECAR A CASA DELE. SE VOCÊ AFUNDA ALGUÉM NA BATALHA-NAVAL NÃO VAI COMEÇAR A JOGAR COQUETÉIS MOLETOV NOS NAVIOS. A MESMA REGRA SE APLICA A QUALQUER RPG OU JOGO DE NARRATIVA."


Bom galera, peço desculpas por ser tão crítica logo de cara. Mas não podia deixar meus amigos RPGistas lutarem sozinhos. É dever de todo RPGista, acima de tudo, ser maduro o bastante para jogar RPG e lutar contra o preconceito.
Aliás, qro recomendar que vcs ( principalmente quem nunca jogou RPG) vejam o Site PIRARPG para tirarem suas duvidas e ouvirem o podcast. Principalmente sobre jogos... ( É molecada, os conceitos de RPG estão em qse todos os jogos hj em dia XP) Eles fizeram um trabalho massa sobre dos antigos games até os da atualidade. Por favor, prestigiem seu Trabalho ^^b.

Vlw galera por estarem juntos comigo até aqui.
Um grande abraço para cada um que aqui passou.
Próximo post vou falar de alguns games legais pra se jogar...
Kissu^.~

0 comentários:

Postar um comentário