sábado, 6 de março de 2010

Crepusculo. Uma opiniao de RPGista




















Bem, é o assunto do momento. E como eu também escrevo (ainda nao profissionalmente, sou o que se chama Escritora de gaveta XD), nao podia deixar de comentar.
Eu li um pouco do Livro Crrepúsculo... O que eu achei? Normal.
Calma, deixa eu molhar o bico XPPP. Vendo pelo lado da literatura, achei interessante uma ideia mais nova do que aquelas que foram mais exploradas ( vampiros qrendo ser humanos, vampiros caçando vampiros, vampiros vivendo entre os mortais, vampiros como demonios). Fora isso achei um romance bem comum... Se eu tivesse uns 11 ou 14 anos eu iria gostar.
Tipo, é um romance idealizado... O Principe do Cavalo branco, belo, romantico, misterioso, compreensivo... Enfim, todos os predicados que dizemos que seria parte de um homem perfeito.
E acabou se encaixando no marketing de hj em dia: Onde nao há sexo ou drogas, então os pais apoiam o consumo dos jovens. E sem falar que faz o jovem ler mais... Coisa dificil.


Mas agora minha opinião como RPGista: Parece uma copia bem infantilizada e censurada de Vampiro: A Máscara.
Por que?
Edward pertence á uma familia de Vampiros "vegetarianos"... No Vampiro: A mascara qualquer vampiro pode beber sangue de animais, mas a descrição da familia do Edward me lembra muito algo que chamamos de Golconda ( qdo o vampiro se isola da comunidade vampirica e deixa de sugar sangue de humanos, em busca da redenção). Sem falar, é claro, da luta de Edward para nao abraçar ( transformar em vampiro no linguajar de Vampiro: A Mascara) que é um conselho que Cain (pai de todos os vampiros no Storyteller) deixa: Nunca abrace alguem que te ame verdadeiramente... Pois o abraço matara o amor. Se alguem amar verdadeiramente um amaldiçoado, essa será sua redenção.
Não qro dizer que a moça copiou... Calma fans do Crepusculo! Mas é relevante. (alias, ela já ta sendo processada por plágio, se nao me engano no ultimo livro) E meio que faço propaganda... Faço mesmo! Vampiro A Máscara é muito foda! E veio uma decada antes de Crepusculo, entao pra mim as ideias que tem livro são novidade para a literatura, mas nao sao nada novos pro Storyteller. ( a nao ser ele brilhar no sol. De boa, essa ideia dela foi muito sem noção... Pow, PQP que coisa mais tosca!/E vampiro matar um lobisomem daquele jeito... Puts, que sem noção. A tipica ação de um jogador incauto... Vampiro que tenta essa manobra na minha mesa perde a virilha hein! Já avisando).
Consideração final como escritora: Foi legal a maneira que ela tentou inovar o mundo vampirico. Mas acho que ela pecou muit com os lobisomens... E o romance é meio cliche. Mas o que importa é que ela se realizou e pode publicar seu trabalho.
Consideração final como RPGista: Crepusculo parece para mim uma obra escrita por um Toreador ( clã vampirico do storyteller que tenta trazer vida a sua nao-vida) para tentar fazer a Mascara( giria para o disfarce que o vampiro deve usar para a sociedade) ser mais amena para os vampiros. Meio que limpando um pouco a barra deles... E sujando a do Lobisomem como sempre! (A ideia de vampiro brilhar no sol como algo lindo e imaculado é bem a cara de um toreador -.-'')

Consideração final como MULHER; Se quiserem ler, vao em frente. é uma leitura romantica e cheia de reviravoltas. Mas, na verdade, eu nao acho que garotas deviam ler Crespusculo. PQ? Pq prega a fomosa prerrogativa de Homem perfeito... Meu, nao existe ninguem perfeito. Como meu avo dizia: Quem era perfeito a gente cruxificou.
E tipo, garotas que ficam com isso na cabeça só se da mal... Pq nenhum garoto é perfeito assim, e a maioria acha que esses predicados que procuramos é bichisse. Meu marido é um exemplo... E eu conheço gente que nao namoro por causa de coisas assim. Vc fica idealizando demais algo que nunca vai ser real e depois se decepciona qdo ve que é diferente do que vc idealizou para vc.
Na verdade, os meninos deveriam ler... Querem entender as mulheres? Entendam que certas coisas que parecem bichisse ou bobagens pra vcs, nao sao para nos. Senao vcs ficam ai so falando que nao entende pq personagens como Edward Cullen, Youko Kurama, ect., fazem sucesso com a mulherada. Qremos sim homens q deem no coro, mas tb qremos ser amadas, notadas, bajuladas... tipo, isso tem que vir no pacote.


Bom acho que já me excedi e já to vendo as criticas... Olha, eu nao seja contra o Livro, só acho que vampiro que brilha é Placa de Motel e tipo um sinalizador para lobisomem XD.

Bjos a todos.

2 comentários:

Simão Neto disse...

Ora oras, dificil escrever algo que odeia de forma ética não é !!!

concordo com vc em tudo q disse !!! sem mais.

leiam crepusculo pra distrair, mas ainda assim acho que tem coisa muito melhor... já ouvirma falar em a batalha do apocalipse?

fica a dica !

O Pequeno Jedi disse...

Esperamos suas tradicioonais mesas de jogo no pira rpg dete ano !!!! te vejo lá ! abraços.. q q coisa que precise me avisa - jsimaoneto@gmail.com

Postar um comentário